Programação Brasil

São Paulo - SP

Andreia Yonashiro, Bárbara Malavoglia e Marion Hesser – AMA

Foto: Divulgação
Foto: Mayra Azzi

Clique para ampliar

A obra coreográfica AMA, de Andreia Yonashiro, Bárbara Malavoglia e Marion Hesser, do Cerco Coreográfico, inspira-se nas mergulhadoras japonesas que coletam pérolas há mais de um século. O processo de composição das artistas, que usam o sal como elemento poético, envolveu um curso de mergulho de apneia e pesquisas em uma salina na Região dos Lagos de Araruama (RJ), além de um ateliê para escolher cinco bailarinas que não pertencem ao Cerco e que participam das apresentações.

AMA teve como ponto de partida fotografias e filmes documentais que retratam a força de trabalho e vida de mulheres mergulhadoras. Herdeiras de uma tradição milenar, essas mulheres são conhecidas como “ama” – mulheres do mar – e mergulham em apneia nas águas geladas do Pacífico para caçar ostras, mariscos, algas e pérolas.

“A nós interessa a força de sobrevivência desse modo de vida e dessas mulheres que se associam para, literalmente, viverem do oceano. A intensidade poética dessas imagens parece atualizar um certo espírito de coletividade”, dizem as criadoras-intérpretes.

Foto: Divulgação

Clique para ampliar

  A coreografia acontece em uma instalação de sal, que produz o contraste entre a solidão do mergulho e o amparo do movimento em grupo – para se aquecer, para empurrar o barco, para rir, para se reconhecer.

Nas apresentações na praça de convivência do Sesc Pinheiros, as pessoas acompanharão a dança com fones de ouvido, podendo escolher entre duas trilhas sonoras: a paisagem captada ao vivo e a trilha que foi composta por Patricia Bizzotto, autora da trilha sonora original de AMA. O público poderá mudar de canal quando desejar. Essas trilhas serão transmitidas por ondas, como as das rádios, e isso faz parte dos estudos do Cerco Coreográfico sobre como o som pode transmitir dança.

11, 12, 18, 19, 25 e 26 de setembro/2018
Terças e quartas às 20h30
Grátis

Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo (SP), tel. (11) 3095-9400. Estações de metrô: Faria Lima e Pinheiros.

Retirada de ingressos: 1h antes.

Classificação etária: livre.

www.sescsp.org.br