Programação Brasil

São Paulo - SP

Angel Vianna
Amanhã é outro dia

Foto: Mauricio Maia
Foto: Mauricio Maia

Angel Vianna é a convidada da programação Camarim em Cena, do Itaú Cultural, na qual ela conta sobre o momento que antecede o ato de entrar no palco e sobre sua relação com a dança, seu ofício há quase oito décadas.

Nascida em 1928, em Belo Horizonte, Maria Ângela Abras Vianna deu, aos 12 anos, os primeiros passos de uma trajetória que a levou a ser uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil.

A programação inclui uma entrevista à jornalista, crítica e curadora de dança Ana Francisca Ponzio (dia 12/5/2017, sexta-feira, às 16h), que será gravado em vídeo para o acervo do Itaú Cultural, e apresentações no fim de semana de Amanhã é outro dia, solo de Angel Vianna com direção e dramaturgia do italo-argentino Norberto Presta.

Amanhã é outro dia relaciona os 50 anos da chegada da coreógrafa, mestra e bailarina mineira Angel Vianna ao Rio de Janeiro, com a história da cidade e da dança no Brasil.

O diretor Norberto Presta reconstrói, de modo artístico, o percurso das últimas décadas da carreira de Angel. “Desde sua chegada ao Rio, em 1965, seu corpo e o corpo da cidade viveram momentos marcantes, que se influenciaram mutuamente. É essa trajetória, transformada em dança, que Amanhã é outro dia pretende trazer ao palco”, diz Presta.

O espetáculo traz à tona a memória do corpo da bailarina em seus 88 anos de vida. No palco, Angel dança e conta a sua história por meio de uma coreografia autoral, fato inédito desde seu último solo –  Angel, Simplesmente Angel, de 1997. “Com esse espetáculo estou buscando um novo caminho, uma maneira nova de viver, de dizer e de dançar”, conta a artista.

Foto: Mauricio MaiaFoto: Mauricio Maia

Clique para ampliar

  Angel Vianna consolidou-se como uma das principais pesquisadoras do movimento, junto com seu companheiro de trabalho e de vida, Klauss Vianna (1928-1992).

Em 1955 Angel montou sua primeira escola de dança e, quatro anos depois, como consequência do sucesso da instituição, fundou o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação, embrião da Escola Angel Vianna, criada em 1983.

Reconhecida em seu trajeto na dança por seu olhar sensível às singularidades dos corpos, Angel inovou com trabalhos coreográficos por meio das companhias que criou: Ballet Klauss Vianna, Grupo Brincadeiras, Grupo Teatro do Movimento e Grupo Corpo Teatro do Movimento.

13 e 14 de maio/2017
Sábado às 20h
Domingo às 19h
Grátis

Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo (SP), tel. (11) 2168-1777. Estação de metrô: Brigadeiro.

Capacidade da sala: 224 lugares.

Duração: 50 minutos.

Classificação etária: 10 anos.

Distribuição de ingressos – público preferencial: 2h antes do espetáculo, com direito a um acompanhante; público não preferencial: 1h antes do espetáculo, 1 ingresso por pessoa.

Projeto Camarim em Cena com Angel Vianna:

Sexta-feira, 12 de maio/2017, 16h, na Sala Multiúso (piso 2); 50 lugares; duração aproximada de 120 minutos. Entrada gratuita.