Programação Brasil

São Paulo - SP

… Avoa! Núcleo ArtísticoSolos de Rua – Atamento 3: Vir-a-Ser

Foto: Fabio Minagawa
Foto: Fabio Minagawa

Clique para ampliar

Na confluência da rua 15 de Novembro e rua do Tesouro, no centro de São Paulo, começa a ação dos bailarinos-performers do …AVOA! Núcleo Artístico, dirigido por Luciana Bortoletto. O público que passa – e os muitos que param – assistem a uma intervenção cênica, urbana, artística inquietadora. É característica do grupo, que completou dez anos em 2016, estar nas ruas, dançar nas ruas, se misturar às pessoas e coisas da rua. Aos que passam e aos que assistem, fica a incerteza e a dúvida do que estão presenciando.

Solos de Rua – Atamento 3: Vir-a-Ser é uma ação artística e urbana. A companhia fez outras duas ações no mesmo local do centro paulistano em 2017 e agora, em 2018, chega ao espetáculo final, que sintetiza a pesquisa elaborada a partir do Manifesto As Embalagens, do diretor teatral e artista plástico polonês Tadeusz Kantor (1915-1990).

A ação integra o projeto Vir-a-ser, contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo (2016). Solos de Rua é uma trilogia e Atamento 3: Vir-a-Ser é a sua última parte, composta também por Atamento 1: Coisa e Atamento 2: Anunciação, apresentados em 2017. O projeto atual nasce da inspiração de Luciana Bortoletto, que realizou performance solo semelhante em 2012, pela qual recebeu o prêmio Denilto Gomes de 2013.

A apresentação se realiza sob grandes lonas plásticas – de um lado pretas, do outro brancas. Trata-se de um jogo coreográfico no qual os bailarinos e a lona se afetam mutualmente em contexto urbano, em espaços públicos de grande circulação, misturando-se à paisagem local (sonora, humana, arquitetônica, social). Não é possível saber, ao certo, o que emerge de dentro da multidão. O que se sabe é que, de vez em quando, não convém permanecer por muito tempo em silêncio, pois é urgente mover, dobrar(-se), friccionar, atar, ocultar, revelar, desviar, dizer e não apaziguar.

Voto: Fabio Minagawa

Clique para ampliar

O elenco que interpreta Solos de Rua – Atamento 3: Vir-a-Ser  reúne: Edi Cardoso, Luciana Bortoletto, Izabel Martinelli, Mônica Caldeira e Rodrigo Rodrigues.

 

“(…) Embalagem!… Embalagem!… Porque o fenômeno mencionado possui muitas significações e provoca opiniões variadas, pior do que isso: porque é simplesmente ambíguo (…) Ademais, essa necessidade de, muito humana, e nossa paixão de conservar, de isolar, de velar, de transmitir, – tudo isso constitui um processo quase autônomo. Que oportunidade! Não percamos de vista, tampouco, as possibilidades de ordem emocional. Nomeemos algumas: a promessa, a esperança, o pressentimento, a solicitação, o gosto pelo desconhecido e misterioso. Embalagem!…(…)”

Trecho do Manifesto As Embalagens, de Tadeusz Kantor

 

26 a 28 de fevereiro/2018
Segunda a quarta às 15h30
Grátis

Percurso: início da rua 15 de Novembro, esquina com rua do Tesouro, centro de São Paulo (SP).

Referências de localização: próximo à estação de metrô Sé e Pátio do Colégio.

Em caso de chuva não haverá apresentação.

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: livre.