Programação Brasil

São Paulo - SP

Cia. Corpos Nômades – O Eterno Voo de Dr. Faustroll

Foto: Fabio Zerbini

O novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, sob direção de João Andreazzi, foi concebido a partir do mito de Dr. Fausto, visitado pelo escritor Johann Wolfgang von Goethe nas obras Zero, o 01 e o 02 – Dr. Faust, escritas ao longo de sua vida, e também por Alfred Jarry em Dr. Faustroll, publicado postumamente em 1911.

O Eterno Voo de Dr. Faustroll – ou O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar – Uma Incrível Navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica (título original) – é centrado na obra de Alfred Jarry (1873-1907), poeta, romancista e dramaturgo francês que inventou a “patafísica”, definida como “ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções”.

 

Foto: Fabio Zerbini

Clique para ampliar

Ao longo do espetáculo, os bailarinos-atores conduzem jogos, desafios e chegam a convidar o público para participar de uma competição de bingo. “O nonsense presente na obra faz do Dr. Faustroll um jogador, apresentador, anfitrião e palhaço, em busca da eternidade e do absoluto”, diz João Andreazzi, diretor do trabalho e fundador da Cia. Corpos Nômades.

O surrealismo, elemento frequente nos trabalhos da Corpos Nômades, se evidencia tanto na montagem cênica quanto nas coreografias. Máscaras e adornos inusitados são utilizados pelos bailarinos.

A cada temporada, o espetáculo terá um novo título. A escolha faz referência à obra Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico – Romance Neoscientífico, em que há uma divisão de oito livros e 41 capítulos. O livro escrito por Alfred Jarry (com tradução no Brasil de Eclair Almeida) traça um universo rico e eclético de referências à arte, ciência, patafísica e ao imaginário da existência e da alma humana.

As obras escritas por Marlowe, Thomas Mann e Fernando Pessoa, que se inspiraram no mito de Dr. Fausto, também foram pesquisadas e utilizadas como inspiração durante o processo de criação.

A trilha sonora é composta por trechos de músicas que foram selecionadas pelo DJ Thiago Duar – um mix que vai de Carmen Miranda e Gretchen a excertos de óperas que utilizaram o tema de Dr. Fausto.

O elenco reúne Gervásio Braz, Rossana Boccia, Vagner Cruz, Cristiano Bacelar e João Andreazzi.

A criação do espetáculo contou com assessoria poética de Claudio Willer.

O Eterno Voo de Dr. Faustroll foi produzido com recursos do 20º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

10 de março a 22 de abril/2018
Sábados às 21h
Domingos às 19h30
R$ 20 e R$ 10

Rua Augusta, 325, São Paulo (SP).

Duração: 110 minutos.

Classificação etária: 14 anos.

Reservas: ciacorposnomades@gmail.com ou por telefone (11) 3237-3224