Programação Brasil

São Paulo - SP

Cia. Fragmento de Dança
Eu Outro

Foto: Leo Lin

Eu Outro, nova criação da Cia. Fragmento de Dança, dirigida por Vanessa Macedo, volta à cena depois de estrear em dezembro de 2017.

Foto: Leo LinFoto: Leo Lin

Clique para ampliar

  Com especial interesse pelo que chama de “dança depoimento”, a Cia. Fragmento de Dança investiga, há algum tempo, a fricção entre vida e obra, real e ficcional, envolvendo memórias, arquivos e depoimentos, de modo a invadir, expor e dividir ambientes íntimos, não somente para falar de si, mas para tornar-se o outro.

Na criação de Eu Outro, os integrantes – Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Maitê Molnar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo – experimentaram vários procedimentos – a visita à casa dos avós que já não lhes pertence, o afastamento das redes sociais, a revelação de experiências traumáticas do corpo –, todos com o intuito de perceber como arte e vida dizem uma sobre a outra e como memórias que nos constituem não são propriedades privadas e querem existir visceralmente neste tempo do agora.

Em alguns campos da arte, o “real” é estudado num território estético próprio. Algumas denominações como “teatro documentário”, “teatros do real”, “cinema documentário”, sinalizam gêneros ou modos de produção específicos.  Para Vanessa Macedo, diretora da companhia, no caso da dança, esse debate não tem fronteiras claras. “Por se fundar no corpo, parece-nos que a linguagem da dança, no desenvolvimento de seus processos criativos, já discute autobiografia, subjetividade e experiência”, argumenta.

Ao debruçar-se sobre esses conteúdos, a companhia desenvolve projetos com oficinas, grupos de pesquisa e mostras de trabalhos, que envolvem artistas das mais diversas linguagens – “para investigar a expansão desse material em propostas cênicas, e o entendimento de como isso se traduz ou não para o espectador”, complementa Vanessa Macedo.

Eu Outro conta com André Prado na luz; voz, violão e percussão de Daniela Moraes; vídeos de Leo Lin e Chico Rosa, máscaras assinadas por Wander Rodrigues com assistência de Gab Menacho, e figurino de Daíse Neves.

1 a 3 de fevereiro/2018
Quinta e sexta às 20h
Sábado às 18h
Grátis

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo (SP), tel. (11) 3222-2662. Estação de metrô: Tiradentes.

Lotação: 40 lugares.

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: 16 anos.

Retirar ingressos com 1h de antecedência.