Programação Brasil

São Paulo - SP

Cia. Gente
mÓDIO – Mercantilização do Ódio

Foto: Filipe Itagiba
Foto: Filipe Itagiba
Foto: Max MedeirosFoto: Max Medeiros

Clique para ampliar

  Estreia em São Paulo o espetáculo mÓDIO – Mercantilização do Ódio, da Cia. Gente, do Rio de Janeiro.

Paulo Emílio Azevedo, diretor da companhia e autor do espetáculo, destaca como desafios de mÓDIO os conflitos estéticos, a desobediência e a criação. Imerso neste universo, estabelece processos que dialogam com a dimensão estética e política da criação.

O que interessa em mÓDIO é saber como se produz alguns espaços de violência como pontos de energia: é possível transformá-los em lugar criativo? 

A partir da investigação e aprofundamento do tema da violência, mÓDIO expressa a produção de energia como espaço de violência. Durante o processo criativo, foram desenvolvidas estratégias que revelaram situações de conflito e contenção de pulsões violentas. Daí surgiram as questões da criação, observando o dispêndio de energia e o ato de fúria, a fabricação do ódio no imaginário e a representação. O espetáculo explora o desequilíbrio dessas situações.

Paulo Emílio Azevedo assina criação e direção de mÓDIO, com assistência de direção de Paula Lopes. A direção técnica é de Filipe Itagiba e o desenho de luz de Cristiano Teodoro.

O elenco reúne: Amanda Gouvêia, Bruno Zina, Caio Holanda, Patrick Castro, Pedro H. Brum, Salasar Jr. e Zulu Gregório. 

A Cia. Gente é um movimento de articulação entre artistas, educadores, gestores, profissionais de distintas áreas. Fundada em 9 de agosto de 2012 por Paulo Emílio Azevedo, tem como motivação o reconhecimento da diversidade cultural, dentro das possibilidades estéticas, e sobretudo, dos protagonismos que surgem dos trânsitos artísticos. Funcioando de forma colaborativa e em rede, atua nos segmentos da criação artística, da ocupação, elaboração e gestão de projetos. O campo de ação da companhia abrange dança, performance, literatura e artes visuais.

mÓdio inicia no Sesc Santo Amaro uma turnê paulista, que inclui outras unidades do Sesc, no interior e litoral.

Além das apresentações de mÓDIO, a Cia. Gente ministra o workshop Corpo e Memória, no Sesc Santo Amaro (ver informações abaixo). Orientado pelos integrantes da companhia, este workshop busca o estímulo dos gestos, a partir da biografia dos participantes, atravessada por experiências interpessoais.

Foto: Patricia BlasonFoto: Patricia Blason

Clique para ampliar