Programação Brasil

São Paulo - SP

Cie. CDA / Philippe Decouflé – Nouvelles Pièces Courtes

Foto: npc2

A Temporada de Dança de 2018 do Teatro Alfa traz de volta a companhia do coreógrafo francês Philippe Decouflé, com o espetáculo Nouvelles Pièces Courtes, inédito no Brasil.

Foto: V.Baeriswyl

Clique para ampliar

Philippe Decouflé fundou sua companhia de dança – a DCA (Decouflé Compagnie des Arts) – em 1983. Coreógrafo, bailarino, clown e cineasta, Decouflé nasceu em 1961 em Paris, onde formou-se na Escola Nacional de Circo. Depois de estudar com o renomado mímico Marcel Marceau, mudou-se em 1982 para Nova York, onde trabalhou com os coreógrafos Merce Cunningham e, principalmente, Alwin Nikolais – o mago da composição cênica, precursor na integração da dança com efeitos visuais e sonoros.

A singular linguagem artística de Decouflé é uma sutil e requintada convergência dessas influências: do circo, ele tirou a virtude do divertimento; das técnicas da mímica, uma boa dose de poesia e, de Nikolais, o profundo senso de utilização da cor, do movimento, das metamorfoses corporais e dos efeitos especiais. Soma-se a isto a sua grande paixão pelo cinema e as trucagens.

Foto: npc3

Clique para ampliar

Sobre Nouvelles Pièces Courtes, espetáculo que estreou em 2017 – em maio em La Rochelle, no Grand Théâtre de la Coursive, e em dezembro em Paris, no Théâtre National de Chaillot, novo teatro-sede da DCA – Decouflé diz:  “Muitos espetáculos de dança moderna que me marcaram são construídos na forma de peças curtas. De Georges Balanchine a Merce Cunningham, passando por Martha Graham e Alwin Nikolais, os coreógrafos americanos que me influenciaram, apresentaram quase sempre espetáculos compostos por peças curtas. Penso que este sistema convém à dança, onde a escritura é sempre mais poética do que narrativa e onde o formato deve ser adaptado ao tema. Acho que meu gosto pelo formato curto vem, mais ainda, do rock’n roll, com suas obras musicais breves e eficazes”.

Foto: npc1

Clique para ampliar

Dividido em seis atos, Nouvelles Pièces Courtes eleva ao máximo as decoufleries – como ficou conhecida a fusão singular entre dança, circo e imagem, desenvolvida por Philippe Decouflé.

31 de agosto a 2 de setembro/2018
Sexta-feira às 21h30
Sábado às 20h
Domingo às 18h
R$ 200 e R$ 75

Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, São Paulo (SP).

Capacidade máxima do teatro: 1.422 lugares.

Duração do espetáculo: 1h30.

Classificação etária: livre.

Compra de ingressos por telefone: (11) 5693-4000 e 0300-789-3377. Ou pela internet www.ingressorapido.com.br.