Programação Brasil

São Paulo - SP

Corpórea Companhia de Corpos – Rés Negras

Foto: Gal Oppido

O programa Cartografia do Possível, do Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRDSP) apresenta Rés, da Corpórea Companhia de Corpos.

Foto: Gal Oppido

Clique para ampliar

A criação tem como fio condutor a tese de mestrado Rés Negras, Juízes Brancos, desenvolvida pela artista e pesquisadora Dina Alves na área de ciências sociais e antropologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O trabalho analisa a intersecção das categorias de gênero, raça e classe na produção da punição na justiça criminal paulista.

Segundo a artista, Rés trata da vulnerabilidade do corpo feminino, dentro do sistema prisional brasileiro, marcada por sua condição de gênero, em uma sociedade estruturada a partir de desigualdades entre homens e mulheres. Dirigidas por Verônica Santos, sob preparação e provocação de corpo cênico de William Simplício, as três intérpretes-criadoras – Débora Marçal, Malu Avelar e Verônica Santos – propõem uma análise crítica e poética sobre as estatísticas que envolvem o sistema de encarceramento em massa.

A trilha sonora é de Melvin Santhana e Manassés Nóbrega. A iluminação foi concebida por Danielle Meireles e o figurino é assinado por Debora Marçal e Wellington Adélia. O espetáculo conta ainda com Noelia Nájera na criação e projeção da vídeo-performance.

 

10 de setembro/2018
Segunda-feira, 19h
Grátis

Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro, São Paulo (SP), tel. (11) 3214-3249. Estações de metrô: Anhangabaú, São Bento e República.

Lotação: 70 lugares.

Duração: 50 minutos.

Classificação etária: 16 anos.