Programação Brasil

São Paulo - SP

Cristiane Paoli Quito, Ana Noronha e Gisele Calazans
LadiEX

Foto: Otavio Dantas
Foto: Otavio Dantas
Foto: Otavio DantasFoto: Otavio Dantas

Clique para ampliar

  LadiEX, novo espetáculo dirigido por Cristiane Paoli Quito, faz parte do projeto Ladies – Uma Estratégia de Circulação Artística e Política, contemplado pela 20ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

O espetáculo LadiEX é uma instalação coreográfica que se compõe de dois solos: M_, criado pela bailarina Gisele Calazans e O_, concebido por Ana Noronha. Em um jogo de relação e composição no espaço, as performers propõem um encontro entre dança, música, projeções e iluminação.

LadiEX é uma espécie de retribuição, que parte da observação e novo amálgama de questões surgidas em Ladies – da Inocência à Crueldade, espetáculo de 2014, que colocava em cena duas personagens femininas das obras Hamlet e Macbeth, de William Shakespeare.

Três anos depois, LadiEX surge como resultado da reflexão das questões de sexualidade e de gênero, sob o recorte dos livros Teoria King Kong, de Virginie Despentes e Manifesto, de Paul Beatriz Preciado. Ambos os textos foram provocadores e norteadores de uma nova aproximação das personagens Ofélia e Lady Macbeth, que se configuram agora como ativações e acionadores nos corpos dançantes, ressignificando e transpondo completamente as imagens do feminino em Shakespeare para a contemporaneidade.

As personagens shakespearianas, embora não pertençam a um mesmo eixo dramatúrgico, possuem paralelismos de estruturas, que foram a base para a construção da dramaturgia do espetáculo Ladies, inspiração e referência para LadiEX. No novo espetáculo, Cristiane Paoli Quito “explode” as referências anteriores por meio da música, da luz e do vídeo, para provocar e alimentar a dramaturgia do corpo, ao mesmo tempo em que são afetados pelos corpos dançantes.

LadiEX tem música de Mariá Portugal e Ramiro Murillo. O cenário e a iluminação são de Marisa Bentivegna. Ana Turra assina a criação de vídeo. O figurino foi concebido pelas bailarinas solistas do espetáculo: Gisele Calazans e Ana Noronha.

Casa Palco – um novo espaço cênico em São Paulo

LadiEX estreia na Casa Palco, novo espaço na cidade de São Paulo, que surgiu neste ano de 2017. Projeto capitaneado por três profissionais paulistanos de teatro – Eliana Monteiro, Marisa Bentivegna e Guilherme Bonfanti – a Casa Palco está localizada em um endereço carregado de memórias do meio artístico: Rua Treze de Maio nº 240, lugar onde estiveram sediados a Cia. Nova Dança e o Teatro de Narradores e que continua sendo a sede do Teatro da Vertigem.

Herdeira de uma linhagem marcante da produção no campo das artes cênicas em São Paulo desde 1980, a Casa Palco, nesta nova configuração, tem o desejo de abrigar e propiciar encontros e trocas, combinando trabalho e prazer, pesquisa e acolhimento, pensamento e sociabilidade.

 

 

26 de agosto a 24 de setembro/2017
Sábados às 20h
Domingos às 19h
Grátis

Rua Treze de Maio, 240, Bela Vista, São Paulo (SP).

Capacidade: 40 lugares.

Duração: 50 minutos.

Recomendação etária: 12 anos.