Programação Brasil

Curitiba - PR

Curitiba Companhia de Dança – Memória de Brinquedo

Foto: Cayo Vieira
Foto: Cayo Vieira

Clique para ampliar

  Em Memória de Brinquedo, do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, a Curitiba Companhia de Dança promove um resgate poético e um incentivo ao ato de brincar, apontado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, de acordo com um apanhado de várias fontes, que vão desde as memórias individuais e coletivas da brincadeira e sua representação simbólica, até estudos recentes da neurociência.

“Esta é uma pequena colaboração, um incentivo, para que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e, talvez, por meio dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço tão necessário”, explica Bongiovanni sobre o espetáculo, que busca incentivar a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade.

Memória de Brinquedo será apresentado em Curitiba (PR) dia 11 de julho (quarta-feira), às 20h, no Sesc da Esquina, e em 14 de julho (sábado), 20h, no Teatro Sesi.

Ao final, haverá a apresentação especial dos alunos do Espaço Artístico Botânica, que ministra aulas de balé e jazz em Curitiba.

Foto: Cayo Vieira

Clique para ampliar

O espetáculo, concebido e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, tem direção geral de Nicole Vanoni. O figurino e o cenário são de Gelson Amaral e a iluminação de Fabia Regina.

O elenco da Curitiba Companhia de Dança reúne Ane Adade, Danilo Silvestre, Davi Mero, Edgar Marques, Fernando Gomes, Frederick Nicolás, Hamilton Félix, Jaruam Xavier, Leonardo Silveira, Marcela Pinho, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Patrícia Machado, Patrich Lorenzetti, Rubens Vital, Tatiana Araújo, além do estagiário Mario Gilberto.

Sobre a Curitiba Companhia de Dança:

A Curitiba Companhia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica do grupo, A Lenda das Cataratas, com concepção de Rafael Zago, estreou em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. A segunda coreografia, denominada Quando se Calam os Anjos teve coreografia de Airton Rodrigues e transportava para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçavam um universo pós-moderno virtual, onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Quando se Calam os Anjos realizou mais de 100 apresentações pelo país e é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica. Em 2017 a companhia estreou Memória de Brinquedo, uma vitoriosa parceria com o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni.

11/07/2018 e 14/07/2018
Quarta e sábado às 20h
R$ 50 e R$ 25

Dia 11/julho/2018, quarta, 20h: Sesc da Esquina, rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro, Curitiba (PR).

Dia 14 de julho/2018, sábado, 20h: Teatro Sesi, Sesi São José dos Pinhais, rua Quinze de Novembro, 1800, Centro, São José dos Pinhais (PR).

Classificação etária: livre.

Informações: (41) 3528-2002. www.curitibaciadedanca.com.br.

contato@curitibaciadedanca.com.br

Meia-entrada: estudantes, doadores de sangue, professores, portadores de necessidades especiais (PNE), portadores de câncer, maiores de 60 anos e trabalhadores da indústria também são beneficiados com meia-entrada.