Programação Brasil

São Paulo - SP

Daniel Kairoz
ARA MAINO’ī – Oferendas Coreográficas para Quarta-Feira 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Todas as quartas-feiras deste mês de outubro, das 8h à meia-noite, vários lugares públicos da cidade de São Paulo serão ocupados pelo ciclo de oito coreografias do coreógrafo Daniel Kairoz.

ARA MAINO’ī, título do trabalho, é composto por oito Oferendas Coreográficas que podem ser assistidas separadamente. Com duração total de 16 horas, as oferendas são dedicadas à quarta-feira e aos deuses que coreografam e regem este dia, em especial o deus Hermes (na mitologia grega, esta divindade era cultuada como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, entre outros atributos).

ARA em Tupi significa tempo, espaço, céu, claridade, dia. Em Iorubá é corpo. Em português é arejar a terra. ARA nomeia este ciclo de coreografias dedicadas aos dias da semana.

MAINO’ī é uma palavra Guarani que identifica o colibri beija-flor. É considerado um pássaro sagrado que vive entre nós e nos jardins de Nhanderu, fazendo a comunicação entre mundos. MAINO’ī dá nome à primeira coreografia do ciclo ARA, ofertada à quarta feira.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Clique para ampliar

  Esta criação de Daniel Kairoz concretiza, segundo ele, o “sentido mágico e ritual para o ato de dançar, em acordes com a força cosmopolítica do Coro”. Nas Oferendas, sete dançarinos e quatro musicistas dançam em diferentes espaços do centro paulistano, contracenando com as diversas formas e manifestações do deus Hermes.

Daniel Kairoz e seu elenco dedicam as Oferendas à “luta dos Povos dessa Terra”.

O elenco reúne Andreia Yonashiro, Bárbara Malavoglia, Caio, Carolina de Mello, Fernando Gregório, Luanda Vannuchi, Marcelo Ariel.

O grupo musical conta com Fefê Camilo, Juliana Perdigão e Samara Neves e participação especial da Paula Pires na Oferenda Coreográfica 5 (Oc5).

A direção de arte é de Marília Gallmeister. A indumentária e os paramentos são de Valentina Soares, com assistência da Andréa Guzman. A luz é de Gabriela Luíza e a assistência de cena de Lorraine Maciel.  

O projeto das Oferendas Coreográficas de Daniel Kairoz foi contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Veja  vídeo sobre Oferendas Coreográficas

Horários e locais das Oferendas Coreográficas:

8h às 9h30
OC0 | ABERTURA
Praça da Sé ao lado do Marco Zero.


10h às 12h 
OC1 | AO COMÉRCIO
Parque Dom Pedro II (em frente ao terminal de ônibus), saindo em cortejo até a Bolsa de Valores.


14h às 15h 
OC2 | À POLÍTICA
Praça da República (em frente à Secretaria de Educação)


15h30 – 16h15 
OC3 | ÀS MEDICINAS
Luz (esquina das ruas Mauá com General COuto Magalhães)


17h às 17h40 
OC4 | AO AGRONEGÓCIO
Sé (em frente ao Pateo do Colégio)


19h às 21h 
OC5 | ÀS RELIGIÕES
Galeria Olido 
Av. São João, 473


22h às 22h30
OC6 | ÀS COMUNICAÇÕES
Esquina da Rua Consolação com a Av. Paulista 


23h às 0h
OC7 | AOS AUTOMÓVEIS 
Bixiga, Baixo Libertas 
(esquina da Rua Major Diogo com Rua Jaceguai)

4 a 25 de outubro/2017
Quartas-feiras, das 8h à meia-noite
Grátis

As Oferendas Coreográficas acontecerão em vários locais do centro de São Paulo. Ver relação acima, de horários e locais.