Programação Brasil

Porto Alegre - RS

Eduardo Severino Cia de Dança 17 anos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
IN/compatível?, de Eduardo Severino.

Uma das companhias de dança mais expressivas do Brasil – a de Eduardo Severino, de Porto Alegre (RS) – está comemorando 17 anos de atividade continuada.

Para comemorar estas quase duas décadas de trabalho serão apresentadas três peças do repertório do grupo no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre (RS)..

Tempostepegoquedelícia; Bundafor, Bundamor e IN/compatível? integram os programas, além de debate e confraternização (saiba mais no box de informações abaixo).

Tempostepegoquedelícia estreou em 2012 e foi apresentado no mesmo ano no FIDET Festival Internacional de Artes Escénicas y Transdisciplina de Santiago do Chile e, em São Paulo (SP), no Teatro Sérgio Cardoso e no Sesc Santo Amaro (no Projeto Modos de Existir). Em 2012 e 2013 recebeu o prêmio Funarte Klauss Vianna e quatro indicações para o Prêmio Açorianos de Dança de 2012 da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

A partir de questões de gênero e sexualidade, Tempostepegoquedelícia se propõe a borrar as encarnações do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena sexualidades provisórias. Eduardo Severino assina concepção, coreografia e direção cênica junto com Elcio Rossini. Criadores intérpretes: Luciano Tavares e Mônica Dantas.

Foto: Ines CorreaFoto: Ines Correa

Clique para ampliar

  Bundaflor, Bundamor estreou em 2008. Também foi apresentado no FIDET de Santiago do Chile (em 2011), circulou pelo Brasil e realizou temporada no CICO – Centro de Investigação Coreográfica da Cidade do México. Inspirado na obra do historiador francês Jean Luc Henning, A Breve História das Nádegas, o espetáculo propõe outros olhares para esta parte do corpo humano, atentando para a sua constituição, desenho e possibilidades motoras.

A concepção coreográfica de Bundaflor, Bundamor é de Eduardo Severino e Luciano Tavares. Os dois integram o elenco de intérpretes criadores, junto com Andrew Tassinari, Junior Alceu Grandi e Mônica Dantas, com participação de Carla Vendramin e Iria Barcelos.

IN/compatível? estreou em 2005. Foi remontado em 2016, circulou por várias cidades gaúchas, Belo Horizonte e Argentina (cidade de Rosário, no Festival Internacional El Cruce). O espetáculo retrata, de maneira bem humorada e com muita ironia, a robotização da sociedade por meio de quatro personagens cujos sentimentos se entrelaçam, através de uma linguagem contemporânea. Eduardo Severino e Luciano Tavares assinam a concepção coreográfica e também fazem parte do elenco, junto com Andrew Tassinari e Viviane Gawazee.

 

11 e 12 de novembro/2017
Sábado e domingo às 19h
R$ 30 e R$ 15 (estudantes, + 60, classe artística, professores rede pública)

Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre (RS), tel. (51) 3221-7147.

11 de novembro, sábado: Tempostepegoquedelícia e Bundaflor, Bundamor + debate com Fernando Seffner, Luciana Paludo, Bia Diamante + elenco. 

12 de novembro, domingo: IN/compatível? + confraternização. 

Classificação indicativa: 14 anos.