Programação Brasil

São Paulo - SP

iN SAiO Cia. de Arte – Abissal

Foto: Claudio Higa
Foto: Claudio Higa

Clique para ampliar

Em Abissal, da iN SAiO Cia. de Arte, dirigida por Claudia Palma, cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais – como se cada um pudesse mergulhar dentro de si, coexistindo numa relação entre diferentes distâncias espaciais e temporais. A dramaturgia alcança um ambiente de jogo entre os intérpretes e as cenas; construídas num fluxo de entradas e saídas, de ida e volta às “zonas abissais”, remetem a imagens de finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, essencialmente adensadas pela música composta e executada ao vivo, na bateria, por Guilherme Marques.

Gestos, posturas, tônus, disposição no espaço deflagram a condição humana no mundo. Desse modo, Abissal é composto por diferentes movimentos: intérpretes, som, cenografia, iluminação, cada um ocupando uma diferente zona abissal e descobrindo suas possibilidades de aprofundamento.

Com desenho de luz de Hernandes Oliveira, cenografia de Suiá Ferlauto e figurino assinado por Claudia Schapira,  Abissal contou com Rodrigo Vilalba como provocador filosófico no processo de investigação e criação.

Mais recente criação da iN SAiO, companhia dirigida pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, Abissal segue em circulação, depois da atual temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com apresentações em três espaços públicos da cidade de São Paulo: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (3 de maio, quinta-feira, 20h), Fábrica de Cultura Capão Redondo (10 de maio, quinta-feira, 15h) e CEU Alvarenga (23 de maio, quarta-feira, 19h).

A temporada na Oficina Oswald de Andrade inclui cinco dias de oficina de compartilhamento de processo de criação do espetáculo – de 17 a 21 de abril).

As apresentações integram projeto contemplado pela 23ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

5 a 14 de abril
Quintas e sextas, 20h
Sábados às 19h
3 a 23 de maio (ver locais)
Grátis

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo (SP), tel. (11) 3222-2662. Estação de metrô: Tiradentes.

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: 14 anos.

Oficina com base no processo de criação de Abissal:

17 a 21 de abril (terça a sábado, das 15h às 18h).

Inscrição: enviar carta de intenção e breve currículo (max. 10 linhas) para insaiociadearte@gmail.com, com assunto: "Inscrição - Oficina iN SAiO", até 13 de abril.

A seleção será divulgada na página do facebook e no site da iN SAiO.

Público: artistas, estudantes e interessados no tema.

Vagas: 20.