Programação Brasil

São Paulo - SP

Josefa Pereira e Patrícia Bergantin
Égua

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Clique para ampliar

  Égua é um trabalho de dança concebido e interpretado por Josefa Pereira e Patrícia Bergantin, que investiga a potência do animal cavalo quando afirmado a partir do gênero feminino, provocado pela música Horses in my Dreams, da artista PJ Harvey.

Cavalo, que a priori transmite ideais sobre força e beleza imponentes, é imediatamente colocado em cheque quando observado a partir deste outro estranho, “o segundo sexo”. Uma égua não é um cavalo, e isto é muita coisa. “Foi então que surgiu o ponto conflituoso da investigação. Ao entrar em contato com este universo inconsciente onírico, despertado pela escuta insistente da canção, colocamos em movimento um campo que tensiona forças propulsoras e opressoras”, dizem as duas artistas.

É neste território que Égua busca praticar uma percepção que se permite ser contraproducente ou, por que não, selvagem. Ser selvagem não como um fetiche de algo exótico a ser apreciado ou consumido, e sim enquanto uma característica inata e persistente. 

Correr, comer, rosnar, lamber, rir, dormir, rastejar, recusar, intuir. Pequenos verbos que nos colocam de maneira errática em relação aos códigos de conduta e adequações. Um movimento para farejar resquícios de modos esquecidos de existir.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Clique para ampliar

  Égua é uma produção premiada pelo 21º Festival Cultura Inglesa.

Clipe da música Horses in My Dreams, de PJ Harvey, que inspirou a criação do espetáculo Égua:

https://www.youtube.com/watch?v=zcEjgOHDt3s
1 a 4 e 9 de junho/2017
Quinta a sábado às 20h
Domingo às 19h
Grátis

Av. São João, 473, Centro, São Paulo (SP), tel. (11) 3331-8399. Estações de metrô: República, Anhangabaú, São Bento.

Duração: 60 minutos.

Classificação etária: 16 anos.