Programação Brasil

São Paulo - SP

Marta Soares
Deslocamentos

© Joao Caldas Fº
© Joao Caldas Fº
© Joao Caldas Fº© Joao Caldas Fº

Clique para ampliar

  Em seus quatro anos de trajetória, o espetáculo Deslocamentos, de Marta Soares, já foi apresentado na Casa Modernista (2014), Casa do Povo (2015) e Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016).

Agora, no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo, as variadas partituras coreográficas que compõem a obra serão apresentadas separadamente, com durações de aproximadamente de 30 minutos cada, cinco vezes ao dia, sempre aos sábados e domingos.

As partituras coreográficas de Deslocamentos, se compõem de corpos informes, em trânsitos entre deformações e transformações. Acoplados por figurinos, ao se movimentar geram figuras híbridas, sem classificação pré-estabelecida e que podem, simultaneamente, representar um homem ou uma mulher, um ser vivo ou morto, a dimensão externa e interna.

Deslocamentos não possui trilha sonora, conta apenas com a iluminação e ambientação local e sempre se molda à arquitetura do espaço onde é apresentado. No Octógono, as seis bailarinas irão explorar o caráter expositivo e museológico da Pinacoteca, compondo um diálogo com o público local, que se deparará com as “partituras”. O espectador poderá decidir se as experienciará uma ou mais vezes ao longo do dia. Vale ressaltar que cada sessão é diferente da anterior, trazendo novas “partituras”, compostas por movimentos criados pelas intérpretes.

Marta Soares espera alcançar o frequentador espontâneo da Pinacoteca. Para isso, o trabalho foi reelaborado, tendo em vista alguns aspectos do Octógono, como o seu pé direito de 12 metros e a claraboia que cobre o espaço, fazendo com que a luz se modifique a cada apresentação. “O público também poderá circular entre as bailarinas, estabelecendo uma relação não tradicional entre espectador e obra”, diz Marta, que assina a concepção, coreografia, direção e figurinos do espetáculo.

O elenco de Deslocamentos reúne Carolina Callegaro, Josefa Pereira, Lia Mandelsberg, Mariana Molinos, Mariza Virgolino, Matina Sarantopoulos.

12 a 27 de agosto/2017
Sábados e domingos
11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h
Grátis aos sábados
R$ 6 e R$ 3 (meia) aos domingos

Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo (SP), tel. (11) 3324-1000. Estação de metrô: Luz.

Duração: 30 minutos.

Classificação etária: livre.

Crianças com até 10 anos e maiores de 60 anos não pagam.