Programação Brasil

São Paulo - SP

Mauricio Flórez Raigoza – UM

Foto: João F. Tavares Kawasaki
Foto: João F. Tavares Kawasaki

Clique para ampliar

  O solo de dança UM, de Maurício Flórez Raigoza, é inspirado no livro Monstros, do filósofo português José Gil, e nas ideias mágicas de transmutação, associadas ao uso de máscaras.

A obra se debruça sobre o estudo do exagero, a metamorfose e a imagem caricaturesca, para criar uma lógica singular, rica em contradições, cujos efeitos são tanto fantásticos quanto ordinários, oscilando entre o agradável e o disforme, o infantil e o grotesco, o harmônico e o ridículo, através de uma linguagem bizarra e pop que proporciona um encontro divertido e inadvertido.

Neste trabalho Mauricio Flórez utiliza o transformismo para criar uma figura estranha, andrógina, híbrida, inadequada e sem gênero, que dialoga com o extravagante universo drag queen. O mergulho nesta figura, além de ressaltar a caricatura do corpo e valorizar a criação de imagens, possibilita o anonimato e a metamorfose do performer, levando-o a experimentar forças e intensidades primitivas, criando um excesso de presença que potencializa sua expressão.

Trilha sonora e iluminação criam atmosferas que dialogam com o indeterminado corpo travestido, estimulando o estado do bailarino e seduzindo a imaginação do espectador. UM interessa-se pela diversidade e multiplicidade que existe na intimidade de cada singularidade – é um corpo caótico e subversivo, com potência de metamorfose, que se esconde para melhor se expressar e evidenciar que, de perto, todos somos estranhos.

Foto: João F. Tavares Kawasaki

Clique para ampliar

  UM estreou em março de 2017 no Sesc Pinheiros (São Paulo). No mesmo ano participou do Plural – Festival da Diversidade (Araçatuba, SP). Recentemente a obra foi apresentada em Medellín, Colômbia, inaugurando a temporada de dança do Teatro Universitário Camilo Torres, Universidade de Antioquia e, em Lisboa, no espaço Guillerme Cossoul. O projeto fez parte do Programa de Residências Artísticas no Espaço Maquinaria 2015 e dos estudos individuais da Key Zetta e Cia, em 2016, na finalização do projeto SIM, contemplado pela 17ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Mauricio Flórez Raigoza é colombiano, nascido em Medellín. É formado em dança pela Universidad de Antioquia (Medellín). Atualmente reside em São Paulo e integra, como intérprete, o núcleo artístico da Key Zetta e Cia, com direção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Também participa, como convidado, da Jam 1mm of all that, com direção de Cristian Duarte e da performance Árvores, de Clarice Lima. Trabalhou com a Cia. Perversos Polimorfos nas obras Imagem-Nua (2013) e Outros Contos e Ânsia (2014).