Programação Brasil

São Paulo - SP

Núcleo Aqui Mesmo
|entre|ladeiras

Foto: divulgação

|entre|ladeiras é uma performance de dança site-specific criada e apresentada na Ladeira da Memória, local histórico do centro paulistano. A Ladeira (ou Largo da Memória) foi construída no período colonial e lá está situado o mais antigo monumento de São Paulo, o Obelisco do Piques, inaugurado em 1814.

A performance, concebida pelo Núcleo Aqui Mesmo, reúne sete bailarinos que se instalam pouco a pouco na Ladeira da Memória, para criar relações de seus corpos com a arquitetura, a paisagem, as perspectivas e os fluxos de movimento dos usuários e habitantes do lugar.

Uma constelação de corpos se configura, percorrendo, permanecendo, sinalizando e preenchendo o espaço. A partir dessa interação, camadas visíveis e invisíveis da Ladeira são convocadas, procurando revelar caminhos e contingências dos movimentos dos corpos, dos gestos, do duradouro e do efêmero.

Ao longo da performance, o grupo “embala” a Ladeira, ao construir uma teia tridimensional com fitas adesivas transparentes. Com isso, cria-se um dispositivo cinético, com a proposta de estimular, no público, uma percepção corporal desta espacialidade, dos rastros e memórias do lugar. 

4, 5, 6 e 9 de maio/2015 às 12h
7 e 8 de maio/2015 às 12h e 15h
Grátis

Ladeira da Memória, centro, ao lado do metrô Anhangabaú, São Paulo (SP). Duração: 50 minutos. Livre.