Programação Brasil

São Paulo - SP

Repentistas do Corpo – Tupiliques – O Espetáculo e Lado B

Foto: Gil Grossi
Repentistas do Corpo em Lado B.

Em seu novo projeto, Repentistas do Corpo e suas interações artísticas, o grupo paulistano apresenta duas obras de seu repertório – Tupiliques – O Espetáculo e Lado B em três CEUs (Centro de Arte e Esportes Unificados) de São Paulo.

Foto: Solange Avelino

Clique para ampliar

Tupiliques – O Espetáculo” destina-se ao público infanto-juvenil. Misto de dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor livremente inspirado no livro TUPILIQUES – Heranças Indígenas no Português do Brasil, do escritor César Obeid, traz palavras indígenas, de origem tupi, rimadas em forma de limeriques – um tipo de poesia inglesa em que os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas.

Este universo “tupilicoso” de palavras foi recriado pelo grupo, que realiza um espetáculo lúdico e ritmado, com sua marca registrada. Os poemas são dançados, cantados e falados pelo elenco, que procura transportar crianças e adultos para um mundo novo de possibilidades –  um Brasil de bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares, batizados pela língua tupi.

A estrutura poética dos versos escritos em bom “tupiliquês” favoreceu a criação das músicas, cuja síncope dos ritmos brasileiros se revela no Coco, Maracatu, Caboclinho e Baião, servindo de mola propulsora para a movimentação coreográfica. A trilha sonora traz a assinatura do conceituado produtor musical Edson X, em parceria com o diretor Sérgio Rocha e conta com a participação especial de Aguinaldo Bueno.

Foto: Gil Grossi

Clique para ampliar

  Lado B, voltado ao público adulto, tem inspiração no universo da música brega, com sua estética distorcida e gosto duvidoso, na opinião de alguns. Para além de julgamentos ou polêmicas, o espetáculo traz um mosaico de “pérolas” musicais, embalando um casal em cenas de dança-teatro. O cenário com objetos de decoração e utensílios domésticos envolvem o público nas situações de cama, mesa e banho – proporcionando momentos de reconhecimento, identificação e transcendência.

O espetáculo é interpretado pelos artistas Cláudia Christ e Sérgio Rocha, que dão vida a três casais distintos, passando por momentos diferentes na vida.

A trilha sonora mistura canções de nomes como Odair José, Altemar Dutra, Jane e Herondy, Bartô Galeno, Waldick Soriano, entre outros. A pesquisa sobre o contexto histórico-musical baseou-se no livro Eu Não Sou Cachorro, Não – Música Popular e Ditadura Militar, do escritor Paulo César de Araújo, que traça um paralelo entre a produção musical “brega” e a MPB durante os anos de chumbo no Brasil.

Após a apresentação dos espetáculos, haverá um bate-papo entre o público e os artistas, sobre a abordagem dos temas apresentados na obra e os processos de construção do trabalho.

Foto: Solange Avelino

Repentistas do Corpo em Tupiliques - O Espetáculo

Clique para ampliar

A companhia Repentistas do Corpo nasceu em 2001, por iniciativa de seus diretores artísticos, Sérgio Rocha e Cláudia Christ. O grupo realiza um trabalho híbrito e eclético, evidenciando pontos de convergência e fricção entre a dança contemporânea, o teatro, a poesia, a percussão corporal em movimento e o humor. As fontes de inspiração do grupo são as diferentes manifestações da cultura brasileira e suas identidades, especialmente a literatura, a música e as festas.

O  projeto Repentistas do Corpo e Suas Interações Artísticas foi contemplado pela 23ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

 

20 de março a 22 de maio/2018
Grátis

Tupiliques – O Espetáculo

Duração: 50 minutos. Classificação etária: livre.

CEU Perus: 20 de março/2018, às 10h30 e 17h (Rua Bernardo José de Lorena, s/nº, tel. 11/3925-8745, São Paulo/SP).

CEU Pêra Marmelo: 24 de abril/2018, às 10h e 15h (Rua Pêra Marmelo, 226, Jaraguá, São Paulo/SP, tel. 11/3948-3915).

CEU Vila Atlântica: 22 de maio/2018, às 10h e 15h (Rua Coronel José Venâncio Dias, 840, Jardim Nardini, São Paulo/SP, tel. 11/3901-8746).

Lado B

Duração: 50 minutos. Classificação etária: 12 anos.

CEU Perus: 27 de março/2018, às 10h30 e 17h.

CEU Pêra Marmelo: 16 de abril/2018, às 15h e 19h30.

CEU Vila Atlântica: 15 de maio/2018, às 15h e 19h30.