Quem é Quem na Dança Brasileira

Grupos e criadores em atividade no momento

ESTADOS: CIDADES:

Manaus - AM

Cia. de Dança do Amazonas

www.culturaamazonas.am.gov.br
Com sede no Teatro Amazonas de Manaus, foi fundada em 1998 pelo governo do estado, por meio da secretaria de cultura. Para manter um repertório diverso, sob abordagem contemporânea, trabalha com coreógrafos convidados. De 2003 a 2005 foi dirigida pela paulista Ivonice Satie (1950-2008), que criou para a companhia o espetáculo Grito Verde. Atualmente é dirigida por Getúlio Rocha e Monique Andrade.

Salvador - BA

Balé Teatro Castro Alves

www.tca.ba.gov.br
Fundado em abril de 1981, tornou-se a primeira companhia oficial do Norte/Nordeste do Brasil. é mantida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo. Embora alicerçado na técnica clássica, seu elenco desenvolve um repertório contemporâneo, afinado com sua herança cultural e racial. Vários coreógrafos já criaram espetáculos para a companhia. Atualmente é dirigida por uma comissão, com consultoria artística da diretora de teatro Nehle Franke.

Salvador - BA

Companhia Viladança

www.teatrovilavelha.com.br
Foi fundada em 1998 pela coreógrafa Cristina Castro. Além da diversidade técnica e estética, o trabalho do Viladança envolve ações de cunho social, como projetos de interação com comunidades, escolas públicas e particulares, que promovem a formação de platéias. Entre outros espetáculos, seu repertório inclui Aroeira – Com Quantos Nós se Faz uma árvore (2006) e Da Ponta da Língua à Ponta do Pé (2004), que conta a história da dança em linguagem acessivel e divertida, para público adulto e infantil.

Salvador - BA

Balé Folclórico da Bahia

www.balefolcloricodabahia.com.br
Única companhia de dança folclórica profissional do Brasil, foi criada em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis. Sob direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha) desde 1993, seus 38 integrantes, entre bailarinos, músicos e cantores, recebem orientações em técnicas de dança, música e teatro. Sua proposta é desenvolver uma linguagem cênica a partir das manifestações populares da cultura baiana, em sintonia com as raízes e também com a contemporaneidade. Desde 1992 mantém uma ativa agenda de apresentações no exterior.

Brasília - DF

Antistatusquo Cia. de Dança

criacaoabertaantistatusquo.blogspot.com
Dirigida pela coreógrafa Luciana Lara e pelo produtor e cenógrafo Marconi Valadares, completou 21 anos de atividade em 2009. Seu repertório soma nove produções, entre outras Efeitos (1991), Dali (2000), Cidade em Plano (2006) e Autorretrato Dinâmico (2009). Além de suas pesquisas em dança contemporânea, a companhia está envolvida em projetos de formação de intérpretes e arte-educação. Recentemente também passou a investir em intervenções urbanas, instalações e videodança.

Brasília - DF

Basirah

BaSiraH – Núcleo de Dança Contemporânea

basirah-danca.blogspot.com
Surgiu em 1997, com a proposta de ser um centro de difusão e experimentação da dança contemporânea. Seu elenco reúne 10 dançarinos que, sob direção artística de Giselle Rodrigues, já produziu 11 espetáculos. Conquistou o Prêmio Klauss Vianna em 2005, 2007 e 2008. Atualmente o grupo dirige o Espaço BaSiraH, onde oferece aulas, oficinas e outras atividades.